PACTO NACIONAL
PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS
RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
PARA
APRESENTAÇÃO GERAL DO PACTO
CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS ETAPA 1 - MÊS: OUTUBRO DATA: 08/10/2014
ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS
Relatório de
realização de encontro presencial
No
dia 08 de outubro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos,
foi realizado o terceiro encontro presencial de formação continuada de
professores e coordenadores pedagógico do ensino médio, na Escola Estadual
Coronel Oscar Prados.
No
encontro, os professores cursistas entregaram os relatórios e socializaram suas
ideias referentes à atividade individual de “Reflexão e ação”, proposta na
página 45 do caderno I, “Ensino médio e formação humana integral”. Atividade
esta que propunha o seguinte questionamento: “Como chegar à Universalização do
Ensino Médio?”.
Em
seguida a orientadora de estudo, Rita de Cássia Vasconcelos, retomou as
conclusões feitas pelo grupo até o momento sobre o conteúdo do caderno I, como
forma de orientar e prosseguir com as discussões. Nessa exposição, a
orientadora listou e comentou os principais problemas do Ensino Médio mencionados
pelos professores cursistas e procurou salientar que esses problemas convergem
para um mesmo desafio fundamental: a Evasão, e que a proposta do “Pacto” traz a
reformulação do currículo como caminho para solucionar esse problema.
Posteriormente,
o grupo assistiu a dois vídeos: “Salto para o futuro: Especial - Novas
Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio” e “UNIVESP TV: A crise do Ensino médio:
o problema do currículo”. A partir da análise crítica desses vídeos, os
cursistas responderam, oralmente e de forma dialogada,
às questões propostas pela orientadora, que buscou nortear as reflexões sobre qual deve ser o papel do ensino médio, do currículo, do professor e do aluno na atualidade.
às questões propostas pela orientadora, que buscou nortear as reflexões sobre qual deve ser o papel do ensino médio, do currículo, do professor e do aluno na atualidade.
Finalmente
os professores receberam, por escrito, orientações sobre os estudos e relatório
individuais relativos ao caderno II, “O Jovem como sujeito do Ensino Médio”,
que deverão ser feitos antes do próximo encontro presencial a ser realizado no
dia 23 de outubro de 2014.
São Gotardo, 01
de outubro de 2014.
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