quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Relatório décima segunda reunião presencial



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
CADERNO VI: Avaliação no Ensino Médio”

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS    ETAPA 1 - MÊS: DEZEMBRO    DATA: 18/12/2014

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS  
 MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO  SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

Relatório de realização de encontro presencial

No dia 18 de dezembro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos, foi realizado o décimo segundo encontro presencial de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, na Escola Estadual Coronel Oscar Prados.
No encontro, inicialmente os professores registraram individualmente e depois socializaram as reflexões feitas sobre suas concepções e praticas avaliativas.
Em seguida a orientadora de estudo, Rita de Cássia Vasconcelos, apresentou os principais tópicos dos capítulos 1 e 2 do caderno VI, “Avaliação no Ensino Médio”, mediando as discussões sobre os temas apresentados.
A partir das discussões feitas, cada professor registrou suas principais reflexões e conclusões sobre os desafios no campo da avaliação educacional.
Posteriormente a orientadora apresentou os conceitos e pressupostos relativos à avaliação formativa da aprendizagem, mediando, novamente, as discussões sobre o tema.
Os cursistas, então, registraram seus pensamentos, ideias, sugestões sobre como avaliar a fim de igualar resultados ou, pelo menos, a fim de reduzir diferenças entre os alunos em relação aos conteúdos e competências considerados essenciais.
Os registros feitos pelo grupo atendem às atividades de “Reflexão e ação” das páginas 17/18 e 28.
Ao final a orientadora de estudos reforçou a data e horário do próximo encontro presencial a ser realizado no dia 19 de dezembro de 2014.


São Gotardo, 18 de dezembro de 2014.

Relatório coletivo - Atividades de "Reflexão e ação", páginas 17/18 e 28




PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 REGISTRO DA ATIVIDADE INDIVIDUAL
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL)

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS    MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO        SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELO

ETAPA 1 – Mês : Dezembro

Caderno No: 06       Campo temático: “Avaliação no Ensino Médio”
Período de estudo: 18/12/14

Atividades de “Reflexão e ação” – página 17/18 e 28

Compilado das reflexões dos cursistas

Concepções de avaliação

Avaliação é um instrumento utilizado para aferir a aprendizagem, bem como sinalizar os aspectos não aprendidos. Tem o objetivo de analisar os níveis de aprendizagem dos alunos. Avaliar o conhecimento do significa realmente buscar o que o ele aprendeu. Avaliação tem que ser usada para aferir a aprendizagem do aluno e também verificar a aprendizagem não desenvolvida no decorrer de sua vida escolar, de acordo com as características do aluno, de forma a ser justo.

Apresentação caderno VI