quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Relatório décima primeira reunião presencial



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
CADERNO V: Organização e gestão democrática da escola”

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS                    ETAPA 1 - MÊS: DEZEMBRO    DATA: 10/12/2014

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS  
 MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO  SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

Relatório de realização de encontro presencial

No dia 10 de dezembro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos, foi realizado o décimo primeiro encontro presencial de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, na Escola Estadual Coronel Oscar Prados.
No encontro, a orientadora de estudo, Rita de Cássia Vasconcelos, apresentou o conteúdo dos capítulos 2,3,4,5 e 6, do caderno V, “Organização e gestão democrática da escola”, mediando as discussões sobre os seguintes temas: eleição da equipe gestora, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, desafios para a gestão democrática da escola, construção do Projeto Político Pedagógico e gestão democrática da sala de aula.
A equipe realizou, coletivamente, a atividade de “Reflexão e ação” da página 18, socializando e registrando suas reflexões sobre situações vividas na escola que poderiam ser objeto de discussões sistemáticas e de decisões tomadas coletivamente em benefício da escola e/ou dos envolvidos.
Posteriormente os cursistas fizeram, individualmente, a atividade de “Reflexão e ação” das páginas 47/47, e socializaram suas reflexões sobre a gestão da sala de aula, repensando sobre a suas posturas e suas estratégias de ensino, se elas favorecem mais ao desenvolvimento de seres adestrados ou de seres reflexivos. Todos concordam com a importância da gestão democrática da sala de aula para a formação de cidadãos autônomos, reflexivos e críticos, no entanto alguns admitem não assumir todo o tempo essa postura, na maioria das vezes por insegurança, medo de perder o controle da sala. Observou-se que essas dificuldades tendem a diminuir conforme o professor ganha experiência profissional.
Dessa forma foram trabalhados todos os conteúdos do caderno V, inclusive aqueles não abordados no encontro anterior (03/12/14) por falta de tempo.
Ao final os cursistas receberam, da orientadora de estudos, orientação sobre o relatório de estudo individual referente ao caderno VI, “Avaliação no Ensino Médio”, que deverá ser feito até o próximo encontro, a ser realizado no dia 18 de dezembro de 2014.


São Gotardo, 10 de dezembro de 2014.

Relatório coletivo - Atividade de "Reflexão e ação", páginas 47/48, caderno V



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 REGISTRO DA ATIVIDADE INDIVIDUAL
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL)

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS    MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO        SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

ETAPA 1 – Mês : Dezembro

Caderno No: 05       Campo temático: “Organização e gestão democrática da escola”
Período de estudo: 10/12/14

Atividade de “Reflexão e ação” – página 47/48
Sua postura e suas estratégias de ensino favorecem mais ao desenvolvimento de seres adestrados ou de seres reflexivos?

Eliane: “Sempre procuro realizar tarefas que promovam discussões, diálogos, debates, para que o aluno entenda que a democracia é o primeiro passo. Sou democrática, pois dentro da sala de aula o aluno questiona muito no saber da historiografia brasileira”.
Alessandra: “Ao longo da minha carreira como professora de Geografia, sempre procurei ser aberta às ideias vindas dos alunos, suas opiniões. Procuro, em sala de aula, agir de forma democrática, procurando escutar os alunos em suas dúvidas e opiniões sobre meu conteúdo. O conteúdo que leciono precisa ser vivenciado, muitas das vezes, pois ele trata do agir do homem no meio onde vive. No qual ocorrem muitas transformações, não é um conteúdo estático. Quando a questão é disciplinar não posso ser democrática, pois na escola há regras a serem seguidas”.
Daniel: “O ambiente é o mais democrático possível, já que nem tudo pode ser negociado. Há conteúdos e ações que devem atender o interesse da escola e os objetivos de aprendizado. No que se refere à forma dos conteúdos a serem ensinados, os alunos são ouvidos e prevalece o diálogo. A democracia em sala de aula não deve ser confundida com ausência de regras, mas que essas regras internas à sala de aula sejam discutidas e construídas coletivamente. As minhas estratégias de ensino são baseadas nas respostas que os alunos dão dos temas propostos, por isso são alteradas sempre que necessário. A ideia é formar alunos capazes de refletir sobre sua condição, mas outros fatores atuam no sentido contrário”.
Conceição: “Considero minha postura um tanto quanto democrática sim. Procuro escutar e atender meus alunos dentro do respeito e compreensão, mas assegurando que os limites não sejam extrapolados. Faço o possível para favorecer o desenvolvimento de seres reflexivos, uma vez que sempre procuro fazer meus alunos pensar no que querem ou não, no errado e no certo, na forma que deveriam agir em determinadas situações. Com isso acredito estar dando minha parcela, ainda que seja pequena, na formação de cidadãos reflexivos, responsáveis, críticos, analíticos, capazes de tomar decisões certas, na hora certa.”
Márcia: “Na maioria das vezes faço do meu jeito por insegurança, ou medo do que irá sair por parte dos alunos, mas como a Ciência é um campo muito amplo procuro ouvir e acatar ideias e sugestões. Alguns alunos gostam de opinar sobre assuntos que interessam, outros já adoram criar ideias novas, propor algo diferente. O importante é compartilhar o aprendizado.”
João: “Na gestão da sala de aula tenho procurado administrar com um diálogo mais democrático, conversando com os alunos, orientando em relação as suas responsabilidades, respeitando as suas ideias. Tenho conseguido bons resultados, principalmente com os debates, onde cada aluno expressa a sua opinião, concorda ou discorda das ideias de seus colegas”.

Relatório coletivo - Atividade de "Reflexão e ação", página 18, caderno V



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 REGISTRO DA ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL)

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS    MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO        SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

ETAPA 1 – Mês : Dezembro

Caderno No: 05       Campo temático: “Organização e gestão democrática da escola”
Período de estudo: 10/12/14

Atividade de “Reflexão e ação” – página 18

As reuniões pedagógicas da escola se tornam não produtivas devido à falta de bom senso de alguns profissionais que só querem usar o momento para desabafar suas revoltas, descontentamentos, frustrações e acabam tumultuando as discussões e recusando toda e qualquer proposta.
O comodismo e o ócio se tornam habitués e em algumas situações os educadores priorizam cada vez mais a polemização em detrimento das ações.
Além disso, nas reuniões destinadas aos Conselhos de Classe alguns profissionais não participam efetivamente, obstruindo o sistema pedagógico e justificando esse fato a sua não disponibilidade de tempo.
Esses problemas são constantemente apontados pelos profissionais, mas nenhuma iniciativa é tomada para resolver as questões.
Algumas medidas para tentar solucionar os problemas:
·        Documento com teor normatizador onde sejam descritas as atribuições e boa conduta do profissional mediante atividade coletiva.
·        Proposta de temas interessantes a serem discutidos.
·        Quiz, dramatizações, etc. para promover discussão sobre postura ética.
·        Dinâmicas relacionadas aos reais propósitos do educador e o direcionamento de suas metas e atitudes no ano letivo.
·        Promoção de uma maior participação do corpo docente no planejamento das reuniões.

Apresentação caderno V (parte 2)