quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Relatório coletivo - Atividade de "Reflexão e ação", página 18, caderno V



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 REGISTRO DA ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL)

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS    MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO        SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

ETAPA 1 – Mês : Dezembro

Caderno No: 05       Campo temático: “Organização e gestão democrática da escola”
Período de estudo: 10/12/14

Atividade de “Reflexão e ação” – página 18

As reuniões pedagógicas da escola se tornam não produtivas devido à falta de bom senso de alguns profissionais que só querem usar o momento para desabafar suas revoltas, descontentamentos, frustrações e acabam tumultuando as discussões e recusando toda e qualquer proposta.
O comodismo e o ócio se tornam habitués e em algumas situações os educadores priorizam cada vez mais a polemização em detrimento das ações.
Além disso, nas reuniões destinadas aos Conselhos de Classe alguns profissionais não participam efetivamente, obstruindo o sistema pedagógico e justificando esse fato a sua não disponibilidade de tempo.
Esses problemas são constantemente apontados pelos profissionais, mas nenhuma iniciativa é tomada para resolver as questões.
Algumas medidas para tentar solucionar os problemas:
·        Documento com teor normatizador onde sejam descritas as atribuições e boa conduta do profissional mediante atividade coletiva.
·        Proposta de temas interessantes a serem discutidos.
·        Quiz, dramatizações, etc. para promover discussão sobre postura ética.
·        Dinâmicas relacionadas aos reais propósitos do educador e o direcionamento de suas metas e atitudes no ano letivo.
·        Promoção de uma maior participação do corpo docente no planejamento das reuniões.

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