PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES
PEDAGÓGICOS
REGISTRO DA
ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL)
ESCOLA
ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS
MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO SRE:
PATOS DE MINAS
ORIENTADORA
DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS
ETAPA 1 –
Mês : Dezembro
Caderno No:
05 Campo temático: “Organização e gestão
democrática da escola”
Período de
estudo: 10/12/14
Atividade de “Reflexão e ação” –
página 18
As reuniões pedagógicas da escola se
tornam não produtivas devido à falta de bom senso de alguns profissionais que
só querem usar o momento para desabafar suas revoltas, descontentamentos,
frustrações e acabam tumultuando as discussões e recusando toda e qualquer
proposta.
O comodismo e o ócio se tornam
habitués e em algumas situações os educadores priorizam cada vez mais a
polemização em detrimento das ações.
Além disso, nas reuniões destinadas
aos Conselhos de Classe alguns profissionais não participam efetivamente, obstruindo
o sistema pedagógico e justificando esse fato a sua não disponibilidade de
tempo.
Esses problemas são constantemente
apontados pelos profissionais, mas nenhuma iniciativa é tomada para resolver as
questões.
Algumas medidas para tentar
solucionar os problemas:
·
Documento com teor normatizador onde
sejam descritas as atribuições e boa conduta do profissional mediante atividade
coletiva.
·
Proposta de temas interessantes a
serem discutidos.
·
Quiz, dramatizações, etc. para
promover discussão sobre postura ética.
·
Dinâmicas relacionadas aos reais
propósitos do educador e o direcionamento de suas metas e atitudes no ano
letivo.
·
Promoção de uma maior participação
do corpo docente no planejamento das reuniões.
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