quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Fotos da sexta reunião

Relatório da sexta reunião presencial



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
CADERNO III – “O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral”

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS                    ETAPA 1 - MÊS: NOVEMBRO            DATA: 05/11/2014

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS         MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO           SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

Relatório de realização de encontro presencial

No dia 05 de novembro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos, foi realizado o sexto encontro presencial de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, na Escola Estadual Coronel Oscar Prados.
No encontro, a orientadora de estudo, Rita de Cássia Vasconcelos, apresentou o conteúdo do caderno III, “O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral”, buscando orientar as reflexões dos cursistas sobre as seguintes questões: as origens históricas, objetivos e problemas ocasionados pela fragmentação do currículo; as propostas de planejamento curricular que já foram adotadas no Brasil desde o início do século XX até os dias atuais; as principais características da proposta de estruturação curricular baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; o significado, inter-relação e a importância das dimensões do trabalho, ciências, tecnologia e cultura na construção do currículo segundo as DCNEM; e a pesquisa como princípio pedagógico para a formação de sujeitos autônomos.
Após a exposição da orientadora, os cursistas fizeram o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais, entendo essa ação como primordial para a reflexão, a ser realizada no próximo encontro presencial, sobre o Projeto Político Pedagógico da escola.
Em seguida os professores produziram, coletivamente e seguindo as instruções da orientadora, um relatório sobre o estudo das DCNEM. Essa atividade atende à proposta de “Reflexão e ação”, da página 27, caderno III.
Ao final os cursistas receberam orientações sobre a atividade individual de “Reflexão e ação”, proposta no caderno III, nas páginas 34 e 35, que deverá ser feita antes do próximo encontro a ser realizado no dia 12 de novembro de 2014.

São Gotardo, 05 de novembro de 2014.

Relatório coletivo sobre as DCNEM



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 REGISTRO DE ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS)

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS        MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO           SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS CPF: 08920208654

ETAPA 1 - MÊS: NOVEMBRO                       Data: 05/11/2014

Caderno No: 03     Campo temático: “O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral”

Estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

O “PACTO” propõe uma profunda análise critica e discussão sobre nosso atual Projeto Político Pedagógico para que, a partir disso, sejamos capazes de promover mudanças que visem sua melhoria.
Mas para isso, é preciso, antes, conhecer as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que trazem os pressupostos norteadores das escolas no planejamento e estruturação de suas Propostas Curriculares.
Para isso realizamos um estudo coletivo das DCNEM, atendendo à atividade de “Reflexão e ação”, da página 27, do caderno III, e como conclusão respondemos às seguintes questões:

Apresentação do caderno III