"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar." Anatole France
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
Relatório da sexta reunião presencial
PACTO NACIONAL PELO
FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS
RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
CADERNO III – “O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o
desafio da formação humana integral”
CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS ETAPA 1 - MÊS:
NOVEMBRO DATA: 05/11/2014
ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS
Relatório de realização de encontro presencial
No dia
05 de novembro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos, foi
realizado o sexto encontro presencial de formação continuada de professores e
coordenadores pedagógicos do ensino médio, na Escola Estadual Coronel Oscar
Prados.
No
encontro, a orientadora de estudo, Rita de Cássia Vasconcelos, apresentou o
conteúdo do caderno III, “O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o
desafio da formação humana integral”, buscando orientar as reflexões dos cursistas
sobre as seguintes questões: as origens históricas, objetivos e problemas
ocasionados pela fragmentação do currículo; as propostas de planejamento
curricular que já foram adotadas no Brasil desde o início do século XX até os
dias atuais; as
principais características da proposta de estruturação curricular baseada nas
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; o significado,
inter-relação e a importância das dimensões do trabalho, ciências, tecnologia e
cultura na construção do currículo segundo as DCNEM; e a pesquisa como
princípio pedagógico para a formação de sujeitos autônomos.
Após a
exposição da orientadora, os cursistas fizeram o estudo das Diretrizes
Curriculares Nacionais, entendo essa ação como primordial para a reflexão, a
ser realizada no próximo encontro presencial, sobre o Projeto Político
Pedagógico da escola.
Em
seguida os professores produziram, coletivamente e seguindo as instruções da
orientadora, um relatório sobre o estudo das DCNEM. Essa atividade atende à
proposta de “Reflexão e ação”, da página 27, caderno III.
Ao final
os cursistas receberam orientações sobre a atividade individual de “Reflexão e
ação”, proposta no caderno III, nas páginas 34 e 35, que deverá ser feita antes
do próximo encontro a ser realizado no dia 12 de novembro de 2014.
São Gotardo, 05 de novembro
de 2014.
Relatório coletivo sobre as DCNEM
PACTO NACIONAL PELO
FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS
REGISTRO DE ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4
HORAS)
ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS CPF: 08920208654
ETAPA 1
- MÊS: NOVEMBRO
Data: 05/11/2014
Caderno No: 03
Campo temático: “O
currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana
integral”
Estudo das
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
O
“PACTO” propõe uma profunda análise critica e discussão sobre nosso atual
Projeto Político Pedagógico para que, a partir disso, sejamos capazes de
promover mudanças que visem sua melhoria.
Mas
para isso, é preciso, antes, conhecer as atuais Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio, que trazem os pressupostos norteadores das
escolas no planejamento e estruturação de suas Propostas Curriculares.
Para
isso realizamos um estudo coletivo das DCNEM, atendendo à atividade de
“Reflexão e ação”, da página 27, do caderno III, e como conclusão respondemos
às seguintes questões:
Assinar:
Postagens (Atom)