quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Relatório décima reunião presencial



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
CADERNO V: Organização e gestão democrática da escola”

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS    ETAPA 1 - MÊS: DEZEMBRO    DATA: 03/12/2014

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS   

 MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO  SRE: PATOS DE MINAS

ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

Relatório de realização de encontro presencial

No dia 03 de dezembro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos, foi realizado o décimo encontro presencial de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, na Escola Estadual Coronel Oscar Prados.
No encontro, a orientadora de estudo, Rita de Cássia Vasconcelos, apresentou o conteúdo do capítulo 1, do caderno V, “Organização e gestão democrática da escola”, mediando as discussões sobre o conceito e a trajetória histórica da Gestão democrática.
Os cursistas realizaram individualmente a atividade de “Reflexão e ação” da página 12, e em seguida socializaram suas reflexões sobre momentos em que se sentiram excluídos ou incluídos no processo de gestão da escola. De forma geral, o que se observou é que os professores se sentem excluídos das decisões na escola quando suas opiniões e direitos são ignorados. E que se sentem incluídos quando são consultados, ouvidos, convidados a participar, planejar, ajudar, opinar. Isso faz com que se sintam valorizados enquanto profissionais.
Estava previsto também a apresentação dos capítulos 2,3 e 4, do caderno V, que tratam do papel da direção da escola, do Conselho Escolar e do Grêmio Estudantil no desenvolvimento da gestão democrática escolar; bem como a realização coletiva da atividade de “Reflexão e ação” da página 18, que propunha o levantamento e a reflexão sobre situações vividas na escola que poderiam ser objeto de discussões sistemáticas e de decisões tomadas coletivamente em benefício da escola e/ou dos envolvidos.
No entanto, a realização plena da atividade da página 12 demandou muito mais tempo do que o planejado para que todos os cursistas pudessem compartilhar e discutir sobre suas experiências, reflexões, opiniões, desejos e sugestões. Dessa forma a orientadora de estudos optou por deixar o estudo dos capítulos 2,3,4 e 5 e a atividade da página 18 para o próximo encontro.
Ao final os cursistas entregaram os relatórios de estudo individual referentes ao caderno V, “Organização e gestão democrática da escola”. E a orientadora reforçou que o próximo encontro será realizado no dia 10 de dezembro de 2014.


São Gotardo, 03 de dezembro de 2014.

Relatório coletivo atividade de "Reflexão e ação", página 12, caderno V



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 REGISTRO DA ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL)

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS    MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO        SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELO

ETAPA 1 – Mês : Dezembro

Caderno No: 05       Campo temático: “Organização e gestão democrática da escola”
Período de estudo: 03/12/14

“Reflexão e ação” página: 12 - Resumo das reflexões dos professores

Momentos em que os cursistas se sentiram excluídos das decisões da escola

·        No momento em que a equipe pedagógica define a imposição de fazer projetos sem uma discussão ou mesmo uma orientação, ou seja, os professores são obrigados a fazer os referidos projetos.
·        Quando são requeridos os projetos de realização coletiva sem os devidos pressupostos, é notória minha decepção por não poder inferir no processo de criação e justificativa, a exclusão nesse aspecto torna-se séria e repugnante.
·        Quando a equipe pedagógica da escola passa projetos para serem trabalhados de última hora, com temas repetitivos e pouco interessantes. Além disso, não procuram saber se precisamos de auxílio em algo, ou se temos disponibilidade de tempo para aplicá-los em nossas aulas.
·        Decidir a vida escolar do aluno em vista de políticas públicas e pressões por parte de alguns colegas.
·        Nos momentos em que, para beneficiar exclusivamente um grupo ou uma pessoa específica, são tomadas decisões, por parte da direção, que acabam prejudicando outro, ou outros profissionais. Atitudes como essa representam o ápice de uma gestão absolutamente não-democrática.

Apresentação do caderno V