sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Relatório oitava reunião presencial



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
CADERNO IV: Áreas do conhecimento e integração curricular”

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS                    ETAPA 1 - MÊS: NOVEMBRO            DATA: 21/11/2014
ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS         MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO           SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

Relatório de realização de encontro presencial

No dia 21 de novembro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos, foi realizado o oitavo encontro presencial de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, na Escola Estadual Coronel Oscar Prados.
No encontro, a orientadora de estudo, Rita de Cássia Vasconcelos, apresentou o conteúdo do caderno IV, “Áreas do conhecimento e integração curricular”, buscando orientar as reflexões dos cursistas sobre as seguintes questões: metas da educação (DCNEM); origens e problemas da fragmentação e descontextualização curricular; o que são e qual a relação das áreas do conhecimento com o currículo; o significado das dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, e sua relação com o currículo.
Após a primeira parte da exposição da orientadora, os cursistas elaboraram um relatório seguindo as instruções das atividades de “Reflexão e ação” das páginas 17/18/19 cuja proposta era a elaboração de um projeto interdisciplinar para trabalhar o tema “Educação alimentar e nutricional”.
Depois da segunda parte da exposição da orientadora, os cursistas elaboraram um relatório seguindo as instruções das atividades de “Reflexão e ação” 26/27/28 que propunha a identificação das dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura no trecho da carta de Vincent Van Gogh ao irmão, Théo; e também e reflexão sobre como o referido texto poderia ser trabalhado em sala de aula.
Ao final, os professores juntamente com a orientadora discutiram sobre a necessidade de mudanças no cronograma das reuniões do Pacto considerando eventos da escola já estavam previamente agendados. O grupo decidiu que o encontro do 28/11/14 será transferido  para o dia 18/12/14 e que a próxima reunião não será realizada no dia 24/11/14, mas sim no dia 26 de novembro de 2014.


São Gotardo, 21 de novembro de 2014.

Relatório coletivo: Atividade de "Reflexão e ação", caderno IV



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 REGISTRO DE ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS)

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS        MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO           SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

ETAPA 1 - MÊS: NOVEMBRO                       Data: 21/11/2014

Caderno No: 04     Campo temático: Áreas do conhecimento e integração curricular

“Reflexão e ação”
A atividade de “Reflexão e ação” do caderno IV, páginas 17 a 19, propõe a reflexão e o esboço de uma forma de trabalhar o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os componentes curriculares. Nessa perspectiva o grupo formulou uma proposta de trabalho baseada na discussão e pesquisa sobre os seguintes tópicos:
·         Ciências da natureza
v  Produção
Ø  Reflexão sobre a relação entre os benefícios para produção e os malefícios à saúde humana quanto ao uso de insumos agrícolas.
Ø  Pesquisa sobre os Transgênicos.
Ø  Pesquisa sobre engenharia mecânica agrícola.
v  Nutrientes:
Ø  Produção de um cardápio equilibrado e execução do mesmo.
Ø  Pesquisa sobre novas tendências de alimentação de acordo com pesquisas científicas.

Relatório coletivo: atividade de "Reflexão e ação", caderno IV



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 REGISTRO DE ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS)

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS        MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO           SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

ETAPA 1 - MÊS: NOVEMBRO                       Data: 21/11/2014

Caderno No: 04     Campo temático: Áreas do conhecimento e integração curricular

“Reflexão e ação”

A atividade de “Reflexão e ação” do caderno IV, páginas 26 a 28, apresenta o trecho de uma das cartas do pintor Vincent Van Gogh a seu irmão, Théo, um texto publicado na forma de livro, no qual o autor é um pintor, se referindo ao seu trabalho e aos instrumentos que tinha disponíveis na época. Refere-se a diferentes técnicas de pintura, à forma como a natureza pode ser captada a partir de cada uma delas e, ao mesmo tempo, já trazendo dúvidas sobre o papel do instrumento tecnológico na autoria da obra.
Com base neste texto e no que discutimos anteriormente o grupo identificou que a dimensão do trabalho aparece no texto através da exposição das necessidades do homem em adaptar o material artístico de modo a melhorar a qualidade das pinturas, chamar a atenção do público e perpetuar sua obra.
A dimensão da ciência está presente nas teorias que Van Gogh descreve sobre a tecnicidade da pintura, por exemplo, ele diz que com o carvão mergulhado na água pode-se fazer coisas excelentes, já com o óleo há a fixação e as cores ficam mais profundas.
A dimensão da tecnologia trata dos diferentes materiais e ferramentas desenvolvidos para produção artística, como, por exemplo, a citação dos tipos de lápis.
A dimensão da cultura está presente no texto quando o autor refere-se à beleza de sua obra como mais importante do que a técnica utilizada.
Esse texto poderia ser trabalhado em sala de aula, sob a perspectiva das áreas do conhecimento, a partir da discussão dos seguintes temas:
·         A tecnologia a serviço da arte.
·         A função da arte.
·         As mudanças nos custos das ferramentas de pintura em função das melhorias tecnológicas.
·         Pesquisa de dados biográficos sobre Vincent Van Gogh.
·         Influência da pintura Impressionista e Expressionista de Van Gogh na cultura pop.

Apresentção Caderno IV