PACTO NACIONAL PELO
FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS
REGISTRO DE ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4
HORAS)
ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS
ETAPA 1
- MÊS: NOVEMBRO
Data: 21/11/2014
Caderno No: 04
Campo temático: Áreas
do conhecimento e integração curricular
“Reflexão e ação”
A atividade de “Reflexão e
ação” do caderno IV, páginas 17 a 19, propõe a reflexão e o esboço de uma forma
de trabalhar o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada
entre os componentes curriculares. Nessa perspectiva o grupo formulou uma
proposta de trabalho baseada na discussão e pesquisa sobre os seguintes
tópicos:
·
Ciências
da natureza
v
Produção
Ø
Reflexão sobre a relação entre os benefícios
para produção e os malefícios à saúde humana quanto ao uso de insumos
agrícolas.
Ø
Pesquisa sobre os Transgênicos.
Ø
Pesquisa sobre engenharia mecânica agrícola.
v
Nutrientes:
Ø
Produção de um cardápio equilibrado e execução
do mesmo.
·
Ciências
humanas:
v
Distribuição do trabalho:
Ø
Países e regiões produtores de matérias-primas e
Países que detém a tecnologia para industrialização e comercialização.
v
Logística:
Ø
Influência da logística da distribuição e
consumo dos alimentos.
v
Êxodo rural:
Ø
Movimento migratório par suprir as necessidades
tanto de produção quanto de industrialização dentro do contexto do agronegócio.
v
Influência da cultura na produção,
disponibilização e ingestão dos alimentos.
Ø
As diversidades alimentícias devido à variação
geográfica e climática.
v
Influência política partidária na produção e
distribuição dos alimentos.
Ø
Políticas tributárias e partidarismo e sua
influência na distribuição dos alimentos.
v
Fome:
Ø
Motivos que levam ao problema da fome em
diferentes regiões do mundo: questões políticas, desperdício, má distribuição
de renda, desemprego, questão climática, explosão demográfica, etc.
·
Linguagens
v
Influência midiática na cultural alimentar.
Ø
A persuasão das propagandas na alimentação.
Ø
Influência dos grandes cartéis das indústrias
alimentícias na produção e comercialização devido à globalização.
v
Textos injuntivos (rótulos, receitas).
Ø
Adaptação da linguagem em rótulos e embalagens
para atingir potencialmente o público alvo do produto.
·
Matemática
v
Análise de dados sobre consumo de alimentos.
Ø
Pesquisa e produção de gráficos sobre os hábitos
alimentares da comunidade escolar.
Ø
Índice dos alimentos mais acessíveis à população
geral.
Ø
Relação custo benefício na aquisição dos
alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário