sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Relatório coletivo: Atividade de "Reflexão e ação", caderno IV



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 REGISTRO DE ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS)

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS        MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO           SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

ETAPA 1 - MÊS: NOVEMBRO                       Data: 21/11/2014

Caderno No: 04     Campo temático: Áreas do conhecimento e integração curricular

“Reflexão e ação”
A atividade de “Reflexão e ação” do caderno IV, páginas 17 a 19, propõe a reflexão e o esboço de uma forma de trabalhar o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os componentes curriculares. Nessa perspectiva o grupo formulou uma proposta de trabalho baseada na discussão e pesquisa sobre os seguintes tópicos:
·         Ciências da natureza
v  Produção
Ø  Reflexão sobre a relação entre os benefícios para produção e os malefícios à saúde humana quanto ao uso de insumos agrícolas.
Ø  Pesquisa sobre os Transgênicos.
Ø  Pesquisa sobre engenharia mecânica agrícola.
v  Nutrientes:
Ø  Produção de um cardápio equilibrado e execução do mesmo.
Ø  Pesquisa sobre novas tendências de alimentação de acordo com pesquisas científicas.
·         Ciências humanas:
v  Distribuição do trabalho:
Ø  Países e regiões produtores de matérias-primas e Países que detém a tecnologia para industrialização e comercialização.
v  Logística:
Ø  Influência da logística da distribuição e consumo dos alimentos.
v  Êxodo rural:
Ø  Movimento migratório par suprir as necessidades tanto de produção quanto de industrialização dentro do contexto do agronegócio.
v  Influência da cultura na produção, disponibilização e ingestão dos alimentos.
Ø  As diversidades alimentícias devido à variação geográfica e climática.
v  Influência política partidária na produção e distribuição dos alimentos.
Ø  Políticas tributárias e partidarismo e sua influência na distribuição dos alimentos.
v  Fome:
Ø  Motivos que levam ao problema da fome em diferentes regiões do mundo: questões políticas, desperdício, má distribuição de renda, desemprego, questão climática, explosão demográfica, etc.
·         Linguagens
v  Influência midiática na cultural alimentar.
Ø  A persuasão das propagandas na alimentação.
Ø  Influência dos grandes cartéis das indústrias alimentícias na produção e comercialização devido à globalização.
v  Textos injuntivos (rótulos, receitas).
Ø  Adaptação da linguagem em rótulos e embalagens para atingir potencialmente o público alvo do produto.
·         Matemática
v  Análise de dados sobre consumo de alimentos.
Ø  Pesquisa e produção de gráficos sobre os hábitos alimentares da comunidade escolar.
Ø  Índice dos alimentos mais acessíveis à população geral.
Ø  Relação custo benefício na aquisição dos alimentos.

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