quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Relatório da quinta reunião presencial



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
CADERNO II – “O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO”

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS                    ETAPA 1 - MÊS: OUTUBRO            DATA: 30/10/2014

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS         MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO           SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

Relatório de realização de encontro presencial

No dia 30 de outubro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos, foi realizado o quinto encontro presencial de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, na Escola Estadual Coronel Oscar Prados. O encontro havia sido agendado para o dia 31/10/14, mas precisou ser adiantado devido à reunião de orientação do ENEM marcada para esta data.
No encontro, os professores cursistas e a orientadora de estudos leram as cartas produzidas pelos alunos respondendo àquela criada no encontro anterior pelos educadores. Os cursistas destacaram as partes que julgaram mais significativas, relevantes, etc. e socializaram suas observações e reflexões sobre o que os alunos escreveram sobre sua relação com a internet, com o trabalho, quais seus projetos de vida e suas opiniões e expectativas quanto à escola.
Baseando-se nessas observações gerais, os cursistas promoveram uma discussão sobre de que maneira os relatos, pensamentos, opiniões dos alunos podem interferir nos nossos planejamentos pedagógicos futuros, ou seja, como essas informações sobre os alunos podem ajudar nas nossas iniciativas, estratégias, práticas enquanto educadores, como esse diálogo feito entre professores e alunos irá contribuir para a materialização da proposta do Pacto: a Universalização do Ensino Médio.
Juntamente com a orientadora, os professores elaboraram um relatório com os pareceres gerais acerca das reflexões feitas no encontro.
Ao final os cursistas receberam cópias do caderno III, do formulário para produção do relatório de estudo individual e orientações sobre os estudos e relatórios referentes ao caderno III, “O currículo do ensino médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral”, que deverão ser feitos antes do próximo encontro a ser realizado no dia 05 de novembro de 2014.

São Gotardo, 30 de outubro de 2014.

Relatório coletivo sobre as cartas dos alunos



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 REGISTRO DE ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS)

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS        MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO           SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS CPF: 08920208654

ETAPA 1 - MÊS: OUTUBRO                        Data: 30/10/2014

Caderno No: 02           Campo temático: O jovem como sujeito do Ensino Médio

Após fazer a leitura, refletir e discutir sobre as cartas dos alunos das turmas: 3º ano 2 (noturno), 2º ano 3, 1º ano 2 e 9º ano 7, em resposta à carta criada pelos professores no encontro anterior, o grupo concluiu:

·                    Sobre a relação dos alunos com a internet:
Eles não se consideram “viciados”, não acham que ficam muito tempo na internet, e também não veem isso como algo que atrapalhe os estudos.  Poucos deles dizem usar a rede como ferramenta de estudo, dizem “mexer” mais em redes sociais.
 Para os professores os alunos não têm a percepção de quanto tempo passam na internet, parece que a rede se tornou uma extensão do mundo real, é como se fosse uma praça, a casa de um amigo, a rua. A vida virtual e a vida real são uma só. Isso, na verdade, é o reflexo do que se vê na sociedade. Os professores acreditam ser necessário promover uma discussão, reflexão sobre o uso consciente da internet.
Não acreditamos que seja possível mudar totalmente a postura dos alunos, mas conversar sobre o assunto pode ajudá-los a ter percepção sobre o quão grande é o tempo dispensado na rede, na maioria das vezes, de forma fútil, aleatória e inoperante.
Os professores consideraram que fazer um questionário sobre a relação dos estudantes com a internet seria uma estratégia melhor para fazer um diagnóstico mais preciso da situação, baseado em dados mais detalhados, porque a carta ficou muito abrangente. Isso poderia ser feito dentro do planejamento da escola.

Pacto de Halloween

Fotos do quinto encontro presencial, realizado no dia 30 de outubro de 2014. 
Em clima de Halloween!