quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Relatório nona reunião presencial



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
CADERNO IV: Áreas do conhecimento e integração curricular”

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS     ETAPA 1 - MÊS: NOVEMBRO    DATA: 26/11/2014
ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS         MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO     SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

Relatório de realização de encontro presencial

No dia 26 de novembro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos, foi realizado o nono encontro presencial de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, na Escola Estadual Coronel Oscar Prados.
A orientadora de estudo, Rita de Cássia Vasconcelos, iniciou a reunião retomando as conclusões feitas pelo grupo no encontro anterior sobre o caderno IV, “Áreas do conhecimento e integração curricular”. O grupo concluiu que não importa colocar cada conhecimento dentro da “gaveta” de uma disciplina, o que interessa é lançar mão de todo saber necessário para compreender determinada questão, problema, fenômeno da realidade.
Em seguida a orientadora apresentou o capítulo 3, “Caminhos para a aproximação dos conhecimentos de diferentes áreas”, do caderno IV, mediando as discussões sobre os seguintes tópicos: o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como princípio pedagógico, método de ensino da pedagogia histórico-crítica, sugestões para organização curricular integrada.
Os cursistas, então, realizaram coletivamente a atividade de “Reflexão e ação”, da página 38, que sugeriu a criação de uma proposta curricular a partir de um fato ou fenômeno pré-determinado pelo grupo.
Posteriormente a orientadora realizou a apresentação do capítulo 4, “O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas”, discutindo com os professores cursistas os pressupostos para a criação de uma proposta curricular que visa à formação humana integral.
O grupo, então, realizou a atividade de “Reflexão e ação”, páginas 46/47, que propunha uma reflexão crítica sobre o vídeo “Em busca de Joaquim Venâncio”, e a discussão sobre a possibilidade de realizar um trabalho similar em nossa escola.
Ao final os cursistas receberam orientações sobre o relatório de estudo individual referente ao caderno V, “Organização e gestão democrática da escola”, que deverá ser feito até o próximo encontro a ser realizado no dia 03 de dezembro de 2014.


São Gotardo, 26 de novembro de 2014.

Relatório coletivo: Atividade de "Reflexão e ação" página 38, caderno IV


PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS



 REGISTRO DA ATIVIDADE COLETIVA

(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL)



ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS    MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO       
 SRE: PATOS DE MINAS

ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

ETAPA 1 – Mês : Novembro

Caderno No: 04       Campo temático: “Áreas do conhecimento e integração curricular”
Período de estudo: 26/11/14

“Reflexão e ação”, página 38
Proposta de organização curricular

Tema: Água
A questão hidrográfica na região do Alto Paranaìba
Público alvo: alunos do 1º ano do Ensino Médio

Problematização
Questões que o aluno precisa saber para compreender de forma ampla o tema proposto.

·         Qual a importância da água nos aspectos fisiológico, ambiental e econômico.
·         Quais são as bacias hidrográficas que abastecem a região?
·         Qual a empresa responsável por esse abastecimento?
·         Qual influência do agronegócio na gestão e uso nocivo da água.
·         Quais medidas estão sendo tomadas para o uso sustentável e racional da água?
·         O saneamento básico atende a toda população da região?
·         Há sistema de tratamento do esgoto produzido na região?
·         Quais as interferências do poder público na educação ambiental do município?
·         O que o poder público tem feito para minimizar e solucionar os problemas ambientais relacionados às nascentes e bacias hidrográficas?
·         Quais são as consequências do manejo inadequado da água?
·         Há hidroconflitos na região?
·         Quais são as legislações vigentes que visão à preservação de nascentes e bacias.
·         Quais são causas e consequências da falta de chuva na região.

Apresentação Caderno IV (parte 2)