quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Relatório coletivo: Atividade de "Reflexão e ação" página 38, caderno IV


PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS



 REGISTRO DA ATIVIDADE COLETIVA

(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL)



ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS    MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO       
 SRE: PATOS DE MINAS

ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

ETAPA 1 – Mês : Novembro

Caderno No: 04       Campo temático: “Áreas do conhecimento e integração curricular”
Período de estudo: 26/11/14

“Reflexão e ação”, página 38
Proposta de organização curricular

Tema: Água
A questão hidrográfica na região do Alto Paranaìba
Público alvo: alunos do 1º ano do Ensino Médio

Problematização
Questões que o aluno precisa saber para compreender de forma ampla o tema proposto.

·         Qual a importância da água nos aspectos fisiológico, ambiental e econômico.
·         Quais são as bacias hidrográficas que abastecem a região?
·         Qual a empresa responsável por esse abastecimento?
·         Qual influência do agronegócio na gestão e uso nocivo da água.
·         Quais medidas estão sendo tomadas para o uso sustentável e racional da água?
·         O saneamento básico atende a toda população da região?
·         Há sistema de tratamento do esgoto produzido na região?
·         Quais as interferências do poder público na educação ambiental do município?
·         O que o poder público tem feito para minimizar e solucionar os problemas ambientais relacionados às nascentes e bacias hidrográficas?
·         Quais são as consequências do manejo inadequado da água?
·         Há hidroconflitos na região?
·         Quais são as legislações vigentes que visão à preservação de nascentes e bacias.
·         Quais são causas e consequências da falta de chuva na região.

Teorias e conceitos distribuídos por Áreas do Conhecimento
O que o aluno precisa pesquisar e aprender para ser capaz de responder às questões sobre o tema proposto.
Ciências da natureza:
·         Processo de tratamento da água: coagulação, floculação, decantação, filtração, cloração.
·         Agrotóxicos que poluem a água e a atmosfera.
·         Agricultura orgânica.
·         Outras possibilidades e mecanismos de irrigação.
·         Como o órgão competente faz o tratamento de esgoto.
·         Doenças causadas pela ingestão de água contaminada por agentes patológicos.
·         Desequilíbrio ambiental.
·         Alterações culturais.
·         Ciclo da água na natureza.
·         Impactos ambientais causados pelo homem: poluição, desmatamento, queimadas, urbanização, pecuária, etc.

Ciências humanas:
·         Distribuição hidrográfica.
·         Regionalização.
·         Papel do Estado na regulamentação de empresas responsáveis pela distribuição, tratamento e saneamento básico.
·         Órgãos governamentais responsáveis pela aplicação e fiscalização das Legislações ambientais: EMATER, Policial Ambiental, IEF, etc.
·         Alto custo da água devido a sua escassez.
·         Uso da água no agronegócio.
·         Legislação ambiental.

Matemática:
·         A função do Pivô na distribuição da água na agricultura: metros cúbicos de água gastos por minuto/hora, representação monetária envolvida na compra do equipamento, custo-benefício dessa tecnologia.
·         Percentual de habitações que são atendidas pelo saneamento básico.

Linguagens:
·         No campo das linguagens os conceitos utilizados serão aqueles relacionados aos gêneros textuais necessários para o registro das pesquisas (relatórios, entrevistas) e para a divulgação e trabalho de conscientização (panfletos, blog, teatro, música, produção de texto argumentativo, crônicas, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário