PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS
REGISTRO DA ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL)
ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR
PRADOS MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO
SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE
CÁSSIA VASCONCELOS
ETAPA 1 – Mês : Novembro
Caderno No: 04 Campo temático: “Áreas do conhecimento e
integração curricular”
Período de estudo: 26/11/14
“Reflexão e ação”, página 38
Proposta de organização curricular
Tema: Água
A questão hidrográfica na região do Alto Paranaìba
Público alvo: alunos do 1º ano do Ensino Médio
Problematização
Questões que o aluno
precisa saber para compreender de forma ampla o tema proposto.
·
Qual a importância da água nos aspectos fisiológico,
ambiental e econômico.
·
Quais são as bacias hidrográficas que abastecem a região?
·
Qual a empresa responsável por esse abastecimento?
·
Qual influência do agronegócio na gestão e uso nocivo da
água.
·
Quais medidas estão sendo tomadas para o uso sustentável
e racional da água?
·
O saneamento básico atende a toda população da região?
·
Há sistema de tratamento do esgoto produzido na região?
·
Quais as interferências do poder público na educação
ambiental do município?
·
O que o poder público tem feito para minimizar e
solucionar os problemas ambientais relacionados às nascentes e bacias
hidrográficas?
·
Quais são as consequências do manejo inadequado da água?
·
Há hidroconflitos na região?
·
Quais são as legislações vigentes que visão à preservação
de nascentes e bacias.
·
Quais são causas e consequências da falta de chuva na
região.
Teorias e conceitos
distribuídos por Áreas do Conhecimento
O que o aluno precisa
pesquisar e aprender para ser capaz de responder às questões sobre o tema
proposto.
Ciências da natureza:
·
Processo de tratamento da água: coagulação, floculação, decantação,
filtração, cloração.
·
Agrotóxicos que poluem a água e a atmosfera.
·
Agricultura orgânica.
·
Outras possibilidades e mecanismos de irrigação.
·
Como o órgão competente faz o tratamento de esgoto.
·
Doenças causadas pela ingestão de água contaminada por
agentes patológicos.
·
Desequilíbrio ambiental.
·
Alterações culturais.
·
Ciclo da água na natureza.
·
Impactos ambientais causados pelo homem: poluição,
desmatamento, queimadas, urbanização, pecuária, etc.
Ciências humanas:
·
Distribuição hidrográfica.
·
Regionalização.
·
Papel do Estado na regulamentação de empresas
responsáveis pela distribuição, tratamento e saneamento básico.
·
Órgãos governamentais responsáveis pela aplicação e
fiscalização das Legislações ambientais: EMATER, Policial Ambiental, IEF, etc.
·
Alto custo da água devido a sua escassez.
·
Uso da água no agronegócio.
·
Legislação ambiental.
Matemática:
·
A função do Pivô na distribuição da água na agricultura:
metros cúbicos de água gastos por minuto/hora, representação monetária
envolvida na compra do equipamento, custo-benefício dessa tecnologia.
·
Percentual de habitações que são atendidas pelo
saneamento básico.
Linguagens:
·
No campo das linguagens os conceitos utilizados serão
aqueles relacionados aos gêneros textuais necessários para o registro das
pesquisas (relatórios, entrevistas) e para a divulgação e trabalho de
conscientização (panfletos, blog, teatro, música, produção de texto
argumentativo, crônicas, etc.)
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