quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Relatório nona reunião presencial



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
CADERNO IV: Áreas do conhecimento e integração curricular”

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS     ETAPA 1 - MÊS: NOVEMBRO    DATA: 26/11/2014
ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS         MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO     SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

Relatório de realização de encontro presencial

No dia 26 de novembro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos, foi realizado o nono encontro presencial de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, na Escola Estadual Coronel Oscar Prados.
A orientadora de estudo, Rita de Cássia Vasconcelos, iniciou a reunião retomando as conclusões feitas pelo grupo no encontro anterior sobre o caderno IV, “Áreas do conhecimento e integração curricular”. O grupo concluiu que não importa colocar cada conhecimento dentro da “gaveta” de uma disciplina, o que interessa é lançar mão de todo saber necessário para compreender determinada questão, problema, fenômeno da realidade.
Em seguida a orientadora apresentou o capítulo 3, “Caminhos para a aproximação dos conhecimentos de diferentes áreas”, do caderno IV, mediando as discussões sobre os seguintes tópicos: o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como princípio pedagógico, método de ensino da pedagogia histórico-crítica, sugestões para organização curricular integrada.
Os cursistas, então, realizaram coletivamente a atividade de “Reflexão e ação”, da página 38, que sugeriu a criação de uma proposta curricular a partir de um fato ou fenômeno pré-determinado pelo grupo.
Posteriormente a orientadora realizou a apresentação do capítulo 4, “O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas”, discutindo com os professores cursistas os pressupostos para a criação de uma proposta curricular que visa à formação humana integral.
O grupo, então, realizou a atividade de “Reflexão e ação”, páginas 46/47, que propunha uma reflexão crítica sobre o vídeo “Em busca de Joaquim Venâncio”, e a discussão sobre a possibilidade de realizar um trabalho similar em nossa escola.
Ao final os cursistas receberam orientações sobre o relatório de estudo individual referente ao caderno V, “Organização e gestão democrática da escola”, que deverá ser feito até o próximo encontro a ser realizado no dia 03 de dezembro de 2014.


São Gotardo, 26 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário