PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES
PEDAGÓGICOS
REGISTRO DA
ATIVIDADE INDIVIDUAL
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL)
ESCOLA
ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS
MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO SRE:
PATOS DE MINAS
ORIENTADORA
DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELO
ETAPA 1 –
Mês : Dezembro
Caderno No:
06 Campo temático:
“Avaliação no Ensino Médio”
Período de
estudo: 18/12/14
Atividades de “Reflexão e ação” –
página 17/18 e 28
Compilado das reflexões dos
cursistas
Concepções de avaliação
Avaliação
é um instrumento utilizado para aferir a aprendizagem, bem como sinalizar os
aspectos não aprendidos. Tem o objetivo de analisar os níveis de aprendizagem
dos alunos. Avaliar o conhecimento do significa realmente buscar o que o ele
aprendeu. Avaliação tem que ser usada para aferir a aprendizagem do aluno e
também verificar a aprendizagem não desenvolvida no decorrer de sua vida escolar,
de acordo com as características do aluno, de forma a ser justo.
Instrumentos e procedimentos de avaliação mais utilizados
na nossa escola
Provas escritas de múltipla escolha
e/ou discursivas, trabalhos em grupo e individuais, leituras textuais,
interpretação, provas orais, dissertação, exercícios avaliativos, redações,
participação durantes as aulas, aulas na sala de vídeo, avaliação dos cadernos,
avaliações externas, debates.
Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de
aprovação
Para a aprovação, utiliza-se a
porcentagem mínima exigida pelo sistema e, dentro deste contexto, analisa-se a
participação, compromisso, atitudes comportamentais e a nota expressa em pontos
verificada nas provas escritas e outras atividades avaliativas cotidianas.
Aqueles alunos que conseguem atingir
os 50% dos pontos distribuídos são considerados aprovados. Em casos especiais,
o desempenho dos alunos pode ser analisado de forma global, considerando sua
evolução independente de ter ou não alcançado a média exigida.
Instâncias e participantes para definição da situação de
cada aluno ao final do ano letivo
Em 1ª instância o sistema resolve,
uma vez que atingida a média exigida, o aluno é considerado aprovado. Para
outras situações os responsáveis pelas definições acerca de cada aluno no final
do ano letivo são os professores e coordenadores pedagógicos que se reúnem nos
Conselhos de Classe.
Maiores desafios no campo da avaliação educacional
·
A
forma com que a maioria dos professores aprenderam a avaliar em relação ao
avança das novas legislações do sistema educacional.
·
O
aluno não tem compromisso, responsabilidade e interesse, deixa a vida acontecer
e só busca atingir os “50%”.
·
Concretizar
cada uma das etapas necessárias ao desenvolvimento de uma avaliação democrática
e produtiva: conhecer o aluno; planejar as atividades a serem desenvolvidas;
diagnosticar se o aluno está aprendendo; replanejar a partir dos resultados da
avaliação.
·
A
desigualdade de níveis de conhecimento dos alunos numa mesma turma.
·
Avaliar
o aluno de maneira que ele mostre o que realmente aprendeu. Hoje, a avaliação
tem sido usada para somente atribuir notas.
·
O
maior desafio é o educador ser levado a aprovar alunos sem conhecimento do
conteúdo, e ser obrigado, na maioria das vezes, a abrir mão da autonomia como
professor, devido a interferências do sistema.
·
Avaliar
as qualidades individuais dos alunos de forma democrática. Ter que atender ao
sistema que não quer a reprovação do aluno.
·
O
desafio está no fato de que alguns alunos não querem fazer nada, não têm
interesse em estudar, aprender. Fazer o aluno querer é o maior desafio
educacional.
·
Desvincular
o aspecto mensurável do qualitativo.
·
Média
limítrofe não é o ideal, mas sim o “termômetro” para a retomada de um
pressuposto.
·
Desassociar
a avaliação, da atribuição de pontos relacionada à aprovação e reprovação. Ou
seja, fomentar junto aos profissionais da educação a concepção de avaliação
descrita nos estudos do PACTO que considera esse processo uma ferramenta para
que o professor possa planejar e replanejar suas ações pedagógicas, de forma a
auxiliar a construção do conhecimento de cada aluno, sem que ninguém seja
excluído.
Como avaliar a fim de igualar resultados ou, pelo menos, a
fim de reduzir diferenças entre os alunos em relação aos conteúdos e
competências considerados essenciais?
·
Diversificar
as formas de avaliação, para contemplar os diferentes níveis de aprendizagem
dos alunos.
·
Avaliar
os alunos de várias formas: provas, trabalho, produção de texto,
participação, etc., a fim de obter
vários recursos para a avaliação.
·
Conscientizar
o aluno da importância do conhecimento, e planejar de acordo com a realidade de
cada turma.
·
Primeiramente,
devemos fazer um planejamento de acordo com a turma. A avaliação diagnóstica
deveria ser usada para observar a qualidade e como se deve trabalhar. Com isso,
o professor pode procurar uma metodologia ou uma maneira para que o aluno
aprenda de forma eficaz, e não só para obter os “50%”.
·
Não
focar em ponto, mas sim no conhecimento. Desenvolver atividades avaliativas
para analisar e recuperar os alunos, e não para descartá-los.
·
A
partir da análise dos resultados das avaliações, retomar os conteúdos não
consolidados.
·
Planejar
de acordo com a turma e reavaliar os planos de ensino e os alunos, analisando
os resultados alcançados.
·
A
retomada dos conteúdos não assimilados é o primordial aspecto a ser relevado.
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