quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Relatório coletivo - Atividades de "Reflexão e ação", páginas 17/18 e 28




PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 REGISTRO DA ATIVIDADE INDIVIDUAL
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL)

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS    MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO        SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELO

ETAPA 1 – Mês : Dezembro

Caderno No: 06       Campo temático: “Avaliação no Ensino Médio”
Período de estudo: 18/12/14

Atividades de “Reflexão e ação” – página 17/18 e 28

Compilado das reflexões dos cursistas

Concepções de avaliação

Avaliação é um instrumento utilizado para aferir a aprendizagem, bem como sinalizar os aspectos não aprendidos. Tem o objetivo de analisar os níveis de aprendizagem dos alunos. Avaliar o conhecimento do significa realmente buscar o que o ele aprendeu. Avaliação tem que ser usada para aferir a aprendizagem do aluno e também verificar a aprendizagem não desenvolvida no decorrer de sua vida escolar, de acordo com as características do aluno, de forma a ser justo.


Instrumentos e procedimentos de avaliação mais utilizados na nossa escola

Provas escritas de múltipla escolha e/ou discursivas, trabalhos em grupo e individuais, leituras textuais, interpretação, provas orais, dissertação, exercícios avaliativos, redações, participação durantes as aulas, aulas na sala de vídeo, avaliação dos cadernos, avaliações externas, debates.

Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação

Para a aprovação, utiliza-se a porcentagem mínima exigida pelo sistema e, dentro deste contexto, analisa-se a participação, compromisso, atitudes comportamentais e a nota expressa em pontos verificada nas provas escritas e outras atividades avaliativas cotidianas.
Aqueles alunos que conseguem atingir os 50% dos pontos distribuídos são considerados aprovados. Em casos especiais, o desempenho dos alunos pode ser analisado de forma global, considerando sua evolução independente de ter ou não alcançado a média exigida.

Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo

Em 1ª instância o sistema resolve, uma vez que atingida a média exigida, o aluno é considerado aprovado. Para outras situações os responsáveis pelas definições acerca de cada aluno no final do ano letivo são os professores e coordenadores pedagógicos que se reúnem nos Conselhos de Classe.

Maiores desafios no campo da avaliação educacional

·         A forma com que a maioria dos professores aprenderam a avaliar em relação ao avança das novas legislações do sistema educacional.
·         O aluno não tem compromisso, responsabilidade e interesse, deixa a vida acontecer e só busca atingir os “50%”.
·         Concretizar cada uma das etapas necessárias ao desenvolvimento de uma avaliação democrática e produtiva: conhecer o aluno; planejar as atividades a serem desenvolvidas; diagnosticar se o aluno está aprendendo; replanejar a partir dos resultados da avaliação.
·         A desigualdade de níveis de conhecimento dos alunos numa mesma turma.
·         Avaliar o aluno de maneira que ele mostre o que realmente aprendeu. Hoje, a avaliação tem sido usada para somente atribuir notas.
·         O maior desafio é o educador ser levado a aprovar alunos sem conhecimento do conteúdo, e ser obrigado, na maioria das vezes, a abrir mão da autonomia como professor, devido a interferências do sistema.
·         Avaliar as qualidades individuais dos alunos de forma democrática. Ter que atender ao sistema que não quer a reprovação do aluno.
·         O desafio está no fato de que alguns alunos não querem fazer nada, não têm interesse em estudar, aprender. Fazer o aluno querer é o maior desafio educacional.
·         Desvincular o aspecto mensurável do qualitativo.
·         Média limítrofe não é o ideal, mas sim o “termômetro” para a retomada de um pressuposto.
·         Desassociar a avaliação, da atribuição de pontos relacionada à aprovação e reprovação. Ou seja, fomentar junto aos profissionais da educação a concepção de avaliação descrita nos estudos do PACTO que considera esse processo uma ferramenta para que o professor possa planejar e replanejar suas ações pedagógicas, de forma a auxiliar a construção do conhecimento de cada aluno, sem que ninguém seja excluído.

Como avaliar a fim de igualar resultados ou, pelo menos, a fim de reduzir diferenças entre os alunos em relação aos conteúdos e competências considerados essenciais?

·         Diversificar as formas de avaliação, para contemplar os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos.
·         Avaliar os alunos de várias formas: provas, trabalho, produção de texto, participação,  etc., a fim de obter vários recursos para a avaliação.
·         Conscientizar o aluno da importância do conhecimento, e planejar de acordo com a realidade de cada turma.
·         Primeiramente, devemos fazer um planejamento de acordo com a turma. A avaliação diagnóstica deveria ser usada para observar a qualidade e como se deve trabalhar. Com isso, o professor pode procurar uma metodologia ou uma maneira para que o aluno aprenda de forma eficaz, e não só para obter os “50%”.
·         Não focar em ponto, mas sim no conhecimento. Desenvolver atividades avaliativas para analisar e recuperar os alunos, e não para descartá-los.
·         A partir da análise dos resultados das avaliações, retomar os conteúdos não consolidados.
·         Planejar de acordo com a turma e reavaliar os planos de ensino e os alunos, analisando os resultados alcançados.
·         A retomada dos conteúdos não assimilados é o primordial aspecto a ser relevado.

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