PACTO NACIONAL PELO
FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS
RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
CADERNO II – “O JOVEM COMO
SUJEITO DO ENSINO MÉDIO”
CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS ETAPA 1 - MÊS: OUTUBRO DATA: 23/10/2014
ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS
Relatório de realização de encontro presencial
No dia
23 de outubro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos, foi
realizado o quarto encontro presencial de formação continuada de professores e
coordenadores pedagógicos do ensino médio, na Escola Estadual Coronel Oscar Prados.
No
encontro, os professores cursistas entregaram os relatórios de estudos
individuais referentes ao caderno II, “O jovem como sujeito do Ensino Médio”.
Em
seguida a orientadora de estudo, Rita de Cássia Vasconcelos, retomou as
conclusões feitas pelo grupo até o momento, como forma de orientar e prosseguir
com as discussões. Nessa exposição, a orientadora falou sobre o principal
problema do Ensino Médio (evasão), sua origem histórica (caráter excludente e
elitista do EM), o desafio dessa fase de ensino (universalização), sobre os objetivos
da escola dentro desse contexto (formação humana integral e superação da
fragmentação do currículo), bem como sobre outros fatores que devem ser
considerados para que a Universalização do Ensino Médio se materialize: escolas bem equipadas,
capacitação, remuneração, carga horária e autonomia do professor, participação
da família.
Partindo
do pressuposto de que, para começar colocar a Universalização do Ensino Médio
em prática, é preciso antes conhecer e compreender o seu maior interessado: o
aluno, o grupo discutiu sobre sua visão com relação aos jovens e sua relação
com eles.
Posteriormente
a orientadora apresentou o conteúdo do caderno II chamando a atenção dos
cursistas para a necessidade de se estabelecer um diálogo entre professor e
aluno com o objetivo de conhecer melhor os jovens e assim tentar
compreende-los, acreditando que isso irá melhorar o convívio na escola e, consequentemente,
o processo de ensino-apredizagem se tornará mais fácil, menos desgastante e
mais interessante para todos.
Além
disso, falou-se sobre três instâncias que não devem ser esquecidas no
planejamento escolar voltado para os jovens: a internet, o trabalho e o projeto
de vida. Tais instâncias fazem parte da vida e influenciam na formação da
identidade do jovem.
Divididos
em dois grupos e seguindo as instruções da orientadora, os professores,
elaboraram cartas a serem entregues aos alunos como estratégia para iniciar o
diálogo entre docentes e discentes.
O grupo
decidiu que as cartas, já digitadas, serão impressas pela orientadora,
xerocadas na escola e entregues aos alunos das seguintes turmas: 9º ano 7, 1º
ano 2, 2º ano 13, 3º ano 2, no dia 28 de outubro e, pelos professores: João da Silva Ferreira, Conceição
Aparecida Nogueira Belarmino,Rita de Cássia Vasconcelos e Aline de Sousa
Almeida Pereira, que orientarão os estudantes na produção das
cartas-resposta.
Ficou
decidido que o próximo encontro presencial será realizado no dia 31 de outubro
de 2014, e não mais no dia 27 de outubro de 2014, devido à necessidade de mais
tempo para a realização da atividade com as cartas e pelo fato de que no dia 27
haverá Conselho de Classe.
São Gotardo, 23 de outubro de
2014.
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