quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Relatório da quarta reunião presencial



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
CADERNO II – “O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO”

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS                    ETAPA 1 - MÊS: OUTUBRO            DATA: 23/10/2014

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS         MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO           SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

Relatório de realização de encontro presencial

No dia 23 de outubro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos, foi realizado o quarto encontro presencial de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, na Escola Estadual Coronel Oscar Prados.
No encontro, os professores cursistas entregaram os relatórios de estudos individuais referentes ao caderno II, “O jovem como sujeito do Ensino Médio”.
Em seguida a orientadora de estudo, Rita de Cássia Vasconcelos, retomou as conclusões feitas pelo grupo até o momento, como forma de orientar e prosseguir com as discussões. Nessa exposição, a orientadora falou sobre o principal problema do Ensino Médio (evasão), sua origem histórica (caráter excludente e elitista do EM), o desafio dessa fase de ensino (universalização), sobre os objetivos da escola dentro desse contexto (formação humana integral e superação da fragmentação do currículo), bem como sobre outros fatores que devem ser considerados para que a Universalização do Ensino Médio se materialize: escolas bem equipadas, capacitação, remuneração, carga horária e autonomia do professor, participação da família.
Partindo do pressuposto de que, para começar colocar a Universalização do Ensino Médio em prática, é preciso antes conhecer e compreender o seu maior interessado: o aluno, o grupo discutiu sobre sua visão com relação aos jovens e sua relação com eles.
Posteriormente a orientadora apresentou o conteúdo do caderno II chamando a atenção dos cursistas para a necessidade de se estabelecer um diálogo entre professor e aluno com o objetivo de conhecer melhor os jovens e assim tentar compreende-los, acreditando que isso irá melhorar o convívio na escola e, consequentemente, o processo de ensino-apredizagem se tornará mais fácil, menos desgastante e mais interessante para todos.
Além disso, falou-se sobre três instâncias que não devem ser esquecidas no planejamento escolar voltado para os jovens: a internet, o trabalho e o projeto de vida. Tais instâncias fazem parte da vida e influenciam na formação da identidade do jovem.
Divididos em dois grupos e seguindo as instruções da orientadora, os professores, elaboraram cartas a serem entregues aos alunos como estratégia para iniciar o diálogo entre docentes e discentes.
O grupo decidiu que as cartas, já digitadas, serão impressas pela orientadora, xerocadas na escola e entregues aos alunos das seguintes turmas: 9º ano 7, 1º ano 2, 2º ano 13, 3º ano 2, no dia 28 de outubro e, pelos professores: João da Silva Ferreira, Conceição Aparecida Nogueira Belarmino,Rita de Cássia Vasconcelos e Aline de Sousa Almeida Pereira, que orientarão os estudantes na produção das cartas-resposta.
Ficou decidido que o próximo encontro presencial será realizado no dia 31 de outubro de 2014, e não mais no dia 27 de outubro de 2014, devido à necessidade de mais tempo para a realização da atividade com as cartas e pelo fato de que no dia 27 haverá Conselho de Classe.

São Gotardo, 23 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário