PACTO NACIONAL PELO
FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS
REGISTRO DE ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4
HORAS)
ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS CPF: 08920208654
ETAPA 1
- MÊS: NOVEMBRO
Data: 12/11/2014
Caderno No: 03 Campo temático: O currículo do
Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral – Ideias,
sugestões para o melhoramento do Projeto Político Pedagógico da escola
Complementando
a atividade de “Reflexão e ação”, proposta no caderno III, páginas 43 e 44, os
professores cursistas elaboraram e registraram neste relatório sugestões para o
melhoramento do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Coronel Oscar
Prados.
Há
que se considerar que as referidas sugestões estão apresentadas, aqui, de forma
geral e deverão servir de referência e ser mais detalhadas em planejamentos
futuros.
·
Como
podemos analisar profundamente nossa instituição para que o PPP possa se
identificar com o território no qual a escola está inserida?
Fazer um projeto interdisciplinar de pesquisa
de campo e investigação socioeconômica. Cada aluno levaria um questionário a
ser respondido em casa pelos pais. Posteriormente, com a ajuda dos professores
de diferentes áreas, os alunos iriam elaborar gráficos e relatórios com os
resultados da pesquisa. Os pareceres gerais poderiam ser divulgados para toda
comunidade escolar através de um blog, murais, panfletos informativos, etc.,
produzidos pelos estudantes.
Seriam formulados questionários distintos
para cada segmento da comunidade escolar.
Para os pais seriam feitas perguntas sobre
renda, escolaridade, estrutura familiar, motivos que levam os pais a não
participar da vida escolar dos alunos, o que poderia ser feito para facilitar a
participação dos pais nas reuniões escolares, etc.
Para os alunos os questionamentos seriam
acerca de suas expectativas para o futuro; relação com o trabalho; por que eles
têm dificuldades de aceitar regras, normas, limites, hierarquia, disciplina;
relação com a família, com os professores e com os colegas; sua visão com
relação à escola, etc.
No segmento dos professores seriam abordadas
questões como ética profissional, o que significa respeito ao local de
trabalho, dedicação à prática pedagógica, etc.
·
Como
podemos promover a participação da comunidade na vida escolar?
Além do estímulo à participação das reuniões pedagógicas, que são
obrigação dos pais, a aproximação entre comunidade e escola poderia ser feita
através de eventos culturais e de lazer, por exemplo: show de talentos com pais
e filhos; gincanas; pequenos campeonatos envolvendo pais; alunos e professores;
concurso da mãe mais bonita da comunidade, cinema na escola, festa junina com
dança e comida típicas; etc.
Também poderia ser criado um grupo de pais voluntário interessados em
participar da elaboração e execução de projetos na escola.
·
Quais
devem ser nossos principais objetivos pedagógicos?
Fazer com que o aluno seja mais autônomo em
sua busca cognitiva e que este tenha anseios exacerbados acerca de seus
propósitos acadêmicos e cotidianos.
Fazer um planejamento voltado para a
comunidade, para a realidade do aluno.
Associar a teoria à prática.
Alcançar as metas propostas pela Secretaria
de Educação.
Mediar conteúdos e práticas comunicativas e
de convivência social.
·
Como
iremos selecionar os conhecimentos que vão constituir o currículo e contribuir
para que os objetivos pedagógicos sejam atingidos?
Investigar e diagnosticar o que o aluno
realmente precisa aprender para selecionar os conteúdos mais significativos
para eles.
Organizar os conteúdos selecionados por ordem
de relevância, disponibilizando mais tempo e dando mais ênfase àqueles
considerados mais importantes.
Não focar apenas nos conteúdos pragmáticos,
mas também nos aspectos atitudinais e comportamentais.
·
Quais
serão as metodologias, estratégias, ações adotadas para abordar os
conhecimentos de forma não fragmentada e atingir os objetivos educacionais da
escola?
Identificar
conteúdos comuns a diferentes áreas do conhecimento para planejar e elaborar
projetos integrando diferentes disciplinas.
Planejar
reuniões de Módulo de forma a proporcionar momentos para o planejamento
pedagógico em conjunto.
Promover,
nas reuniões de Módulo, pequenas encenações teatrais representando o cotidiano
escolar, com o objetivo de levar a uma reflexão e discussão sobre nossa postura
ética, respeito aos colegas e ao local de trabalho, compromisso profissional,
companheirismo, dentre outros temas que costumam gerar conflitos, dificuldades
de convivência e no trabalho em grupo e resistência à adoção de novos
paradigmas educacionais.
Alguns
temas que poderiam ser abordados nessas encenações são:
ü Domínio da disciplina em sala de
aula.
ü Solidariedade, companheirismo,
amizade entre os professores.
ü A decisão de “vestir a camisa da
escola”.
ü Cuidado com os bens físicos da
escola.
ü Relacionamento com os alunos.
ü Importância de se seguir as regras,
normas, regulamentos.
ü Cumprimento das atribuições do cargo.
ü Empenho na prática pedagógica.
Formar
grupos de apoio. Muitos alunos têm seu desempenho escolar prejudicado devido a
problemas afetivos, emocionais, familiares. E, embora os educadores não tenham
formação para oferecer uma ajuda especializada, acreditamos que diálogo,
conversas, momentos para o aluno desabafar e trocar suas experiências com
outras pessoas que passam por questões semelhantes são estratégias que podem
amenizar suas angustias.
Projeto
“Como ser uma princesa”. Nossa escola atende a uma comunidade carente, no
entanto, mais do que condições financeiras, muitas vezes o que falta aos alunos
é atenção, orientação, esclarecimento, valores. Dessa maneira, esse projeto,
ofereceria às meninas, desde os primeiros anos escolares, informação sobre
comportamento, etiqueta, respeito a si e aos outros, autovalorização, etc.
Projeto
“Mala de Leitura”. Para estimular o hábito e o gosto pela leitura, a escola
poderia fazer, com a ajuda dos alunos, uma seleção de livros literários. Esses
livros seriam levados às salas de aula para que os alunos escolhessem as
publicações que mais lhes interessassem e, então, lessem na escola ou em casa.
Usar
o jogo de Xadrez para desenvolver a concentração, raciocínio lógico, autoestima,
disciplina e motivar o aluno.
Criar
um sistema de monitoria em sala de aula e também no contraturno para que os
alunos com melhores desempenhos auxiliassem aqueles com mais dificuldades.
Entendemos que uma ótima maneira para consolidar e verificar os próprios
conhecimentos é explicá-los para outra pessoa, dessa maneira, na monitoria,
seriam beneficiados todos os alunos envolvidos.
Estimular
e ajudar os alunos a criarem grupos de estudo autônomos com horários, locais,
conteúdos e métodos decididos pelos próprios estudantes, tendo o professor
receptor um papel de auxílio.
Utilizar
o Portfólio como ferramenta de avaliação.
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