quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Relatório coletivo sobre o caderno III: Sugestões para melhoramento do PPP



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 REGISTRO DE ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS)

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS        MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO           SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS CPF: 08920208654

ETAPA 1 - MÊS: NOVEMBRO                       Data: 12/11/2014

Caderno No: 03     Campo temático: O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral – Ideias, sugestões para o melhoramento do Projeto Político Pedagógico da escola

Complementando a atividade de “Reflexão e ação”, proposta no caderno III, páginas 43 e 44, os professores cursistas elaboraram e registraram neste relatório sugestões para o melhoramento do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Coronel Oscar Prados.
Há que se considerar que as referidas sugestões estão apresentadas, aqui, de forma geral e deverão servir de referência e ser mais detalhadas em planejamentos futuros.

·         Como podemos analisar profundamente nossa instituição para que o PPP possa se identificar com o território no qual a escola está inserida?
Fazer um projeto interdisciplinar de pesquisa de campo e investigação socioeconômica. Cada aluno levaria um questionário a ser respondido em casa pelos pais. Posteriormente, com a ajuda dos professores de diferentes áreas, os alunos iriam elaborar gráficos e relatórios com os resultados da pesquisa. Os pareceres gerais poderiam ser divulgados para toda comunidade escolar através de um blog, murais, panfletos informativos, etc., produzidos pelos estudantes.
Seriam formulados questionários distintos para cada segmento da comunidade escolar.
Para os pais seriam feitas perguntas sobre renda, escolaridade, estrutura familiar, motivos que levam os pais a não participar da vida escolar dos alunos, o que poderia ser feito para facilitar a participação dos pais nas reuniões escolares, etc.
Para os alunos os questionamentos seriam acerca de suas expectativas para o futuro; relação com o trabalho; por que eles têm dificuldades de aceitar regras, normas, limites, hierarquia, disciplina; relação com a família, com os professores e com os colegas; sua visão com relação à escola, etc.
No segmento dos professores seriam abordadas questões como ética profissional, o que significa respeito ao local de trabalho, dedicação à prática pedagógica, etc.
·         Como podemos promover a participação da comunidade na vida escolar?
Além do estímulo à participação das reuniões pedagógicas, que são obrigação dos pais, a aproximação entre comunidade e escola poderia ser feita através de eventos culturais e de lazer, por exemplo: show de talentos com pais e filhos; gincanas; pequenos campeonatos envolvendo pais; alunos e professores; concurso da mãe mais bonita da comunidade, cinema na escola, festa junina com dança e comida típicas; etc.
Também poderia ser criado um grupo de pais voluntário interessados em participar da elaboração e execução de projetos na escola.
·         Quais devem ser nossos principais objetivos pedagógicos?
Fazer com que o aluno seja mais autônomo em sua busca cognitiva e que este tenha anseios exacerbados acerca de seus propósitos acadêmicos e cotidianos.
Fazer um planejamento voltado para a comunidade, para a realidade do aluno.
Associar a teoria à prática.
Alcançar as metas propostas pela Secretaria de Educação.
Mediar conteúdos e práticas comunicativas e de convivência social.
·         Como iremos selecionar os conhecimentos que vão constituir o currículo e contribuir para que os objetivos pedagógicos sejam atingidos?
Investigar e diagnosticar o que o aluno realmente precisa aprender para selecionar os conteúdos mais significativos para eles.
Organizar os conteúdos selecionados por ordem de relevância, disponibilizando mais tempo e dando mais ênfase àqueles considerados mais importantes.
Não focar apenas nos conteúdos pragmáticos, mas também nos aspectos atitudinais e comportamentais.
·        Quais serão as metodologias, estratégias, ações adotadas para abordar os conhecimentos de forma não fragmentada e atingir os objetivos educacionais da escola?
Identificar conteúdos comuns a diferentes áreas do conhecimento para planejar e elaborar projetos integrando diferentes disciplinas.
Planejar reuniões de Módulo de forma a proporcionar momentos para o planejamento pedagógico em conjunto.
Promover, nas reuniões de Módulo, pequenas encenações teatrais representando o cotidiano escolar, com o objetivo de levar a uma reflexão e discussão sobre nossa postura ética, respeito aos colegas e ao local de trabalho, compromisso profissional, companheirismo, dentre outros temas que costumam gerar conflitos, dificuldades de convivência e no trabalho em grupo e resistência à adoção de novos paradigmas educacionais.
Alguns temas que poderiam ser abordados nessas encenações são:
ü  Domínio da disciplina em sala de aula.
ü  Solidariedade, companheirismo, amizade entre os professores.
ü  A decisão de “vestir a camisa da escola”.
ü  Cuidado com os bens físicos da escola.
ü  Relacionamento com os alunos.
ü  Importância de se seguir as regras, normas, regulamentos.
ü  Cumprimento das atribuições do cargo.
ü  Empenho na prática pedagógica.
Formar grupos de apoio. Muitos alunos têm seu desempenho escolar prejudicado devido a problemas afetivos, emocionais, familiares. E, embora os educadores não tenham formação para oferecer uma ajuda especializada, acreditamos que diálogo, conversas, momentos para o aluno desabafar e trocar suas experiências com outras pessoas que passam por questões semelhantes são estratégias que podem amenizar suas angustias.
Projeto “Como ser uma princesa”. Nossa escola atende a uma comunidade carente, no entanto, mais do que condições financeiras, muitas vezes o que falta aos alunos é atenção, orientação, esclarecimento, valores. Dessa maneira, esse projeto, ofereceria às meninas, desde os primeiros anos escolares, informação sobre comportamento, etiqueta, respeito a si e aos outros, autovalorização, etc.
Projeto “Mala de Leitura”. Para estimular o hábito e o gosto pela leitura, a escola poderia fazer, com a ajuda dos alunos, uma seleção de livros literários. Esses livros seriam levados às salas de aula para que os alunos escolhessem as publicações que mais lhes interessassem e, então, lessem na escola ou em casa.
Usar o jogo de Xadrez para desenvolver a concentração, raciocínio lógico, autoestima, disciplina e motivar o aluno.
Criar um sistema de monitoria em sala de aula e também no contraturno para que os alunos com melhores desempenhos auxiliassem aqueles com mais dificuldades. Entendemos que uma ótima maneira para consolidar e verificar os próprios conhecimentos é explicá-los para outra pessoa, dessa maneira, na monitoria, seriam beneficiados todos os alunos envolvidos.
Estimular e ajudar os alunos a criarem grupos de estudo autônomos com horários, locais, conteúdos e métodos decididos pelos próprios estudantes, tendo o professor receptor um papel de auxílio.
Utilizar o Portfólio como ferramenta de avaliação.

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