PACTO NACIONAL PELO
FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS
REGISTRO DE ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4
HORAS)
ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS CPF: 08920208654
ETAPA 1
- MÊS: NOVEMBRO
Data: 12/11/2014
Caderno No: 03
Campo temático: O
currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana
integral – Discussão sobre o Projeto Político Pedagógico da escola
Com base no estudo das Diretrizes
Curriculares Nacionais, realizado no encontro anterior, os professores
cursistas realizaram a leitura, reflexão e discussão coletivas sobre o Projeto
Político Pedagógico da Escola Estadual Coronel Oscar Prados, e chegaram às
conclusões a seguir.
·
Os
objetivos pedagógicos expressos no Projeto Político Pedagógico da escola estão
em consonância com aqueles apresentados nas Diretrizes Curriculares Nacionais
para o Ensino Médio?
Sim. A escola de uma forma geral segue as
orientações da LDB, particularmente a de número 9.394/96, porém é necessário
avançar na abordagem dos temas transversais, nas metodologias de ensino e na
inclusão dos alunos em atividades de pesquisa. Outro ponto em que é preciso
avançar diz respeito ao estímulo do aluno para produzir conhecimento através
das novas mídias.
·
A
seleção dos conteúdos, saberes conhecimentos apresentada no Projeto Político
Pedagógico segue os pressupostos das Diretrizes?
Sim, porque o documento afirma, tal qual as Diretrizes Curriculares
Nacionais, que há a necessidade de considerar a base nacional e a parte diversificada
para garantir a universalização do ensino e ao mesmo tempo considerar as
especificidades da comunidade escolar.
·
A
forma com que os conhecimentos são tratados, abordados segundo o Projeto
Político Pedagógico reflete a proposta das Diretrizes?
Sim. Segundo o PPP da escola, o aluno deveria
ser sujeito da própria aprendizagem e o professor tem o compromisso de
disponibilizar situações reais que possibilitem aos alunos a desenvolverem as
seguintes dimensões que caracterizam sua formação: afetividade, criatividade,
racionalidade, efetividade, etc.
Ainda consta que as aulas devem ser
contextualizadas e os procedimentos metodológicos precisam ser diferenciados e
diversificados.
Há vários projetos que estão no documento e
que são instrumentos do professor para auxílio na abordagem do conteúdo, para
que o aluno torne-se um ser ativo e dinâmico.
·
As
estratégias, metodologias, ações elencadas no Projeto Político Pedagógico estão
de acordo com a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio?
Sim, as estratégias político-pedagógicas estão de acordo com as DCNEM de
maneira global.
A missão da Escola Estadual Coronel Oscar Prados, segundo o projeto, é
“Preparar os alunos para que possam ser agentes multiplicadores de
conhecimento, cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, capazes de
contribuir para mudanças substanciais no seu país”.
Essa é uma missão que condiz com as DCNEM, porém muito difícil ser
colocada em prática, haja vista a pouca participação da comunidade escolar.
Além do mais, o PPP não orienta o professor em como cumprir essa missão.
Fica a cargo do educador elaborar estratégias para atingir os objetivos
propostos no projeto da escola em consonância com as DCNEM.
·
O
Projeto Político Pedagógico foi efetivamente construído de forma democrática,
partindo de uma profunda análise sobre a instituição e considerando a
participação de representantes de toda a comunidade escolar?
Sim. A elaboração do PPP da escola foi
realizada de maneira participativa, ainda que nem todos os seguimentos (pais,
alunos, professores e direção) tenham participado da mesma maneira.
Houve um questionário; aplicado aos alunos,
pais e professores; cujo conteúdo versou sobre interesses, necessidades de
alunos, escola e professores, prática de leitura, grau de instrução de pais
dentre outros elementos mais.
Foi também diagnosticado algum pormenor com o
teor do relacionamento ambi-lado (professor-aluno) e outros detalhamentos como
a participação em reuniões e entrega de notas.
·
O
Projeto Político Pedagógico representa efetivamente as ações pedagógicas da
escola, dos professores, ou é apenas um documento para atender exigências
burocráticas?
O PPP, enquanto documento, está correto, mas é parcialmente executado na
escola porque há questões que não dependem exclusivamente da escola ou dos
professores como, por exemplo, as políticas de governo que nem sempre contribuem
para o avanço da educação. Há a necessidade de valorização da carreira docente
e do investimento na formação acadêmica que possibilite ao professor relacionar
teoria com prática.
Entre a elaboração e a execução do projeto há uma tênue lacuna, pois a
execução subentende processos complexos, uma vez que engloba particularidades
humanas do professor e desta forma há os que possuem boa vontade e outros que
simplesmente perpassam o processo.
Dessa forma, por parte da escola, se não houver comprometimento de
professores, direção e comunidade, o PPP não avançará e continuará a reproduzir
uma educação desigual.
Além disso, a que se considerar que a redação do PPP da nossa escola é
bastante complexa e, mesmo estando disponível e de fácil acesso a todos, não se
tem muito conhecimento do seu conteúdo.
É preciso rever e melhorar as práticas mencionadas no Projeto Político
Pedagógico para haver um resultado mais amplo.
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