quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Relatório coletivo sobre o cadeno III: Conclusões acerca do PPP



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 REGISTRO DE ATIVIDADE COLETIVA
(CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS)

ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS        MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO           SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS CPF: 08920208654

ETAPA 1 - MÊS: NOVEMBRO                       Data: 12/11/2014

Caderno No: 03     Campo temático: O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral – Discussão sobre o Projeto Político Pedagógico da escola
                                                                                                           
Com base no estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais, realizado no encontro anterior, os professores cursistas realizaram a leitura, reflexão e discussão coletivas sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Coronel Oscar Prados, e chegaram às conclusões a seguir.
·                    Os objetivos pedagógicos expressos no Projeto Político Pedagógico da escola estão em consonância com aqueles apresentados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio?
Sim. A escola de uma forma geral segue as orientações da LDB, particularmente a de número 9.394/96, porém é necessário avançar na abordagem dos temas transversais, nas metodologias de ensino e na inclusão dos alunos em atividades de pesquisa. Outro ponto em que é preciso avançar diz respeito ao estímulo do aluno para produzir conhecimento através das novas mídias.
·                    A seleção dos conteúdos, saberes conhecimentos apresentada no Projeto Político Pedagógico segue os pressupostos das Diretrizes?
Sim, porque o documento afirma, tal qual as Diretrizes Curriculares Nacionais, que há a necessidade de considerar a base nacional e a parte diversificada para garantir a universalização do ensino e ao mesmo tempo considerar as especificidades da comunidade escolar.
·                    A forma com que os conhecimentos são tratados, abordados segundo o Projeto Político Pedagógico reflete a proposta das Diretrizes?
Sim. Segundo o PPP da escola, o aluno deveria ser sujeito da própria aprendizagem e o professor tem o compromisso de disponibilizar situações reais que possibilitem aos alunos a desenvolverem as seguintes dimensões que caracterizam sua formação: afetividade, criatividade, racionalidade, efetividade, etc.
Ainda consta que as aulas devem ser contextualizadas e os procedimentos metodológicos precisam ser diferenciados e diversificados.
Há vários projetos que estão no documento e que são instrumentos do professor para auxílio na abordagem do conteúdo, para que o aluno torne-se um ser ativo e dinâmico.
·                    As estratégias, metodologias, ações elencadas no Projeto Político Pedagógico estão de acordo com a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio?
Sim, as estratégias político-pedagógicas estão de acordo com as DCNEM de maneira global.
A missão da Escola Estadual Coronel Oscar Prados, segundo o projeto, é “Preparar os alunos para que possam ser agentes multiplicadores de conhecimento, cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, capazes de contribuir para mudanças substanciais no seu país”.
Essa é uma missão que condiz com as DCNEM, porém muito difícil ser colocada em prática, haja vista a pouca participação da comunidade escolar.
Além do mais, o PPP não orienta o professor em como cumprir essa missão. Fica a cargo do educador elaborar estratégias para atingir os objetivos propostos no projeto da escola em consonância com as DCNEM.
·                    O Projeto Político Pedagógico foi efetivamente construído de forma democrática, partindo de uma profunda análise sobre a instituição e considerando a participação de representantes de toda a comunidade escolar?
Sim. A elaboração do PPP da escola foi realizada de maneira participativa, ainda que nem todos os seguimentos (pais, alunos, professores e direção) tenham participado da mesma maneira.
Houve um questionário; aplicado aos alunos, pais e professores; cujo conteúdo versou sobre interesses, necessidades de alunos, escola e professores, prática de leitura, grau de instrução de pais dentre outros elementos mais.
Foi também diagnosticado algum pormenor com o teor do relacionamento ambi-lado (professor-aluno) e outros detalhamentos como a participação em reuniões e entrega de notas.
·                    O Projeto Político Pedagógico representa efetivamente as ações pedagógicas da escola, dos professores, ou é apenas um documento para atender exigências burocráticas?
O PPP, enquanto documento, está correto, mas é parcialmente executado na escola porque há questões que não dependem exclusivamente da escola ou dos professores como, por exemplo, as políticas de governo que nem sempre contribuem para o avanço da educação. Há a necessidade de valorização da carreira docente e do investimento na formação acadêmica que possibilite ao professor relacionar teoria com prática.
Entre a elaboração e a execução do projeto há uma tênue lacuna, pois a execução subentende processos complexos, uma vez que engloba particularidades humanas do professor e desta forma há os que possuem boa vontade e outros que simplesmente perpassam o processo.
Dessa forma, por parte da escola, se não houver comprometimento de professores, direção e comunidade, o PPP não avançará e continuará a reproduzir uma educação desigual.
Além disso, a que se considerar que a redação do PPP da nossa escola é bastante complexa e, mesmo estando disponível e de fácil acesso a todos, não se tem muito conhecimento do seu conteúdo.
É preciso rever e melhorar as práticas mencionadas no Projeto Político Pedagógico para haver um resultado mais amplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário