quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Relatório sétima reunião presencial



PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS

 RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
CADERNO III – “O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral”

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS                    ETAPA 1 - MÊS: NOVEMBRO            DATA: 12/11/2014
ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS         MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO           SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS

Relatório de realização de encontro presencial

No dia 12 de novembro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos, foi realizado o sétimo encontro presencial de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, na Escola Estadual Coronel Oscar Prados.
No encontro, a orientadora de estudos, Rita de Cássia Vasconcelos, mediou as discussões do grupo de cursistas acerca do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Coronel Oscar Prados, atendendo à atividade de “Reflexão e ação” proposta no caderno II:”O currículo do ensino médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral”, páginas 43 e 44.
Com base no estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais, realizado no encontro anterior, os professores refletiram sobre o PPP da escola partindo das seguintes questões: os objetivos pedagógicos expressos no PPP da escola estão em consonância com aqueles apresentados nas Diretrizes? A seleção dos conteúdos, saberes conhecimentos apresentada segue os pressupostos das Diretrizes? A forma com que os conhecimentos são tratados, abordados reflete a proposta das Diretrizes? As estratégias, metodologias, ações elencadas estão de acordo com a proposta das DCNEM? O PPP foi efetivamente construído de forma democrática, partindo de uma profunda análise sobre a instituição e considerando a participação de representantes de toda a comunidade escolar? O PPP representa efetivamente as ações pedagógicas da escola, dos professores, ou é apenas um documento para atender exigências burocráticas? Os cursistas elaboraram, coletivamente, um relatório para registro das reflexões feitas.
Em seguida, a orientadora apresentou as sugestões apresentadas no caderno III para a construção de um currículo não fragmentado, atentando para o fato de que o próprio caderno admite que não existem receitas prontas, cabendo à equipe pedagógica, de forma integrada, coletiva e democrática decidir quais são as melhores estratégias a serem adotadas pela escola.
Após a exposição, a orientadora e os cursistas apresentaram ideias, sugestões para o melhoramento do Projeto Político Pedagógico da escola. O diálogo partiu da reflexão sobre os seguintes pontos: como podemos analisar profundamente nossa instituição para que o PPP possa se identificar com o território no qual a escola está inserida? Como podemos promover a participação da comunidade na reestruturação do currículo e na execução dos projetos? Quais devem ser nossos principais objetivos pedagógicos? Como iremos selecionar os conhecimentos que vão constituir o currículo e contribuir para que os objetivos pedagógicos sejam atingidos? Quais serão as metodologias, estratégias, ações adotadas para abordar os conhecimentos de forma não fragmentada? Após a socialização, os professores elaboraram um relatório coletivo para registrar as ideias e sugestões apresentadas.
Ao final os cursistas receberam orientações sobre o estudo individual e o relatório sobre o caderno IX: “Áreas de conhecimento e integração curricular”, que deverão ser feitos antes do próximo encontro a ser realizado no dia 21 de novembro de 2014.

São Gotardo, 12 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário