PACTO NACIONAL PELO
FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS
RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESENCIAL
CADERNO III – “O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o
desafio da formação humana integral”
CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 4 HORAS ETAPA 1 - MÊS:
NOVEMBRO DATA: 12/11/2014
ESCOLA ESTADUAL CORONEL OSCAR PRADOS MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO SRE: PATOS DE MINAS
ORIENTADORA DE ESTUDO: RITA DE CÁSSIA VASCONCELOS
Relatório de realização de encontro presencial
No
dia 12 de novembro de 2014, das 17 horas e 30 minutos às 21 horas e 30 minutos,
foi realizado o sétimo encontro presencial de formação continuada de
professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, na Escola Estadual
Coronel Oscar Prados.
No
encontro, a orientadora de estudos, Rita de Cássia Vasconcelos, mediou as
discussões do grupo de cursistas acerca do Projeto Político Pedagógico da
Escola Estadual Coronel Oscar Prados, atendendo à atividade de “Reflexão e
ação” proposta no caderno II:”O currículo do ensino médio, seus sujeitos e o
desafio da formação humana integral”, páginas 43 e 44.
Com
base no estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais, realizado no encontro
anterior, os professores refletiram sobre o PPP da escola partindo das
seguintes questões: os objetivos
pedagógicos expressos no PPP da escola estão em consonância com aqueles
apresentados nas Diretrizes? A seleção dos conteúdos, saberes conhecimentos apresentada segue os
pressupostos das Diretrizes? A forma com que os conhecimentos são tratados, abordados reflete a
proposta das Diretrizes? As
estratégias, metodologias, ações elencadas estão de acordo com a proposta das
DCNEM? O PPP foi
efetivamente construído de forma democrática, partindo de uma profunda análise
sobre a instituição e considerando a participação de representantes de toda a
comunidade escolar? O PPP
representa efetivamente as ações pedagógicas da escola, dos professores, ou é
apenas um documento para atender exigências burocráticas? Os cursistas
elaboraram, coletivamente, um relatório para registro das reflexões feitas.
Em
seguida, a orientadora apresentou as sugestões apresentadas no caderno III para
a construção de um currículo não fragmentado, atentando para o fato de que o
próprio caderno admite que não existem receitas prontas, cabendo à equipe
pedagógica, de forma integrada, coletiva e democrática decidir quais são as
melhores estratégias a serem adotadas pela escola.
Após a
exposição, a orientadora e os cursistas apresentaram ideias, sugestões para o
melhoramento do Projeto Político Pedagógico da escola. O diálogo partiu da
reflexão sobre os seguintes pontos: como podemos analisar profundamente nossa
instituição para que o PPP possa se identificar com o território no qual a
escola está inserida? Como podemos promover a participação da comunidade na
reestruturação do currículo e na execução dos projetos? Quais devem ser nossos
principais objetivos pedagógicos? Como iremos selecionar os conhecimentos que
vão constituir o currículo e contribuir para que os objetivos pedagógicos sejam
atingidos? Quais serão as metodologias, estratégias, ações adotadas para
abordar os conhecimentos de forma não fragmentada? Após a socialização, os professores
elaboraram um relatório coletivo para registrar as ideias e sugestões
apresentadas.
Ao final
os cursistas receberam orientações sobre o estudo individual e o relatório
sobre o caderno IX: “Áreas de conhecimento e integração curricular”, que
deverão ser feitos antes do próximo encontro a ser realizado no dia 21 de
novembro de 2014.
São Gotardo, 12 de novembro
de 2014.
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